A Aparente Benção do Desigrejado
- Loruamma F. Zuza
- 7 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2022
Está muito na moda o conceito "desigrejado". Parece atraente, visto que estar dentro de uma Igreja requer conviver com alguns descontentamentos. Quem é de igreja sabe disso, ainda se tratando de denominações diferentes. Inegavelmente, encontramos dentro das denominações corrupção, contenda, desentendimentos, contradições entre pessoas que se declaram irmãos. Descobre-se uma ou outra coisa de errado que alguém fez. Ás vezes, discordamos de certas doutrinas e não compreendemos outras. As desvantagens são inúmeras!... De certo, parece ser uma verdadeira benção estar "desigrejado".
O convívio religioso cristão requer paciência, entusiasmo, perseverança, abdicação, doação, bondade, perdão, tolerância, reverência, submissão.
A igreja te impõe carater, obriga-te à ter dedicação. Ela te faz persistir no amargo de gerar estes frutos. Para se manter dentro da igreja, você não consegue fugir das setenta vezes sete.
A igreja te faz cair, mas te faz erguer-se.
Às vezes, ela te esbofeteia a face. Ela mesma te faz tropeçar. Ela lança à face teus pecados.
Ela sempre enxega a trave e o cisco no olho.
Dentro dela, você convive com o mais variado tipo de pessoas, dentre as quais, fora dela, jamais você conviveria.
A igreja nos faz bendizer ao que nos maldizem, orar pelos que nos perseguem, conviver com nossos adversários. A igreja nos convida a arrancar os olhos quando estes nos fazem pecar.
A igreja te incentiva a ser mais servo e menos senhor.
Ah, sim. Para se manter dentro dela, inevitavelmente nos submetemos à isto.
Ah! São inúmeras as desvantagens... Em diversos momentos quis sair da igreja por conta destas coisas. Mas feliz ou infelizmente, Ele me fez saber que a igreja não é para trazer paz e conforto mundano. Neste sentido, ela é a própria desvantagem humana. O evangelho em si é uma grande decepção ao nosso ego e à nossa vaidade. É bem difícil tentar enquadrá-lo dentro do que gostaríamos e qualquer tentativa é frustada.
O que esperar de "perder a sua vida para ganhar"? Ou, "esbofeteando-lhe a face direita, ofereça-lhe a esquerda"? E ainda mais: "amai os vossos inimigos"? "Toma a tua cruz e segue-me"? O que esperar disso?...
O desejo do Senhor para que estejamos em unidade de igreja é justamente por causa das suas inúmeras "desvantagens". Só tem perdão onde tem dívida, paciência onde há espera, perseverança onde falta a pressa. Na igreja também nos damos as mãos e nos ajudamos a persistir em fé e unidade...
Jesus lavou os pés dos discípulos. Jesus lavou os pés de Judas, ainda sabendo que ele havia de o trair. Enquanto Judas esteve com os discípulos, Judas roubava as ofertas. Jesus conhecia as injustiças do imperio e os pecados dentro da religião judaica. Ele conhecia e conhece todos os corações.
Entre seus discipulos, Jesus chamou a zelotes e publicanos, pescadores e doutores. Os discípulos já prenunciavam a igreja que deveríamos ser. Durante a igreja primitiva, houve desentendimentos, confusões, dúvidas, doutrinas e heresias. Pedro e Paulo já discordaram. Quem é de Deus e quem é do diabo? Todos são de Deus, porque o nosso entendimento é diferente, mas o Espírito é o mesmo.
Se leres as cartas paulinas, verás que a mesma igreja que começou é a mesma de hoje: pecadores de diferentes línguas, nações e culturas crendo que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e fora dEle não há.
Meu querido irmão, se tu estás "desigrejado", tu estás nesta condição devido seu entendimento e percepção que tu tens destas coisas, mas creio que o mesmo Espirito que trabalha em mim trabalha em ti e te revelará todas as coisas.
Se tu deves se manter desigrejado, Deus o sabe porque somos diferentes membros de um mesmo corpo, mas não seja esta tua condição pelas mentiras do diabo. Não seja esta a tua condição pelas "desvantagens" que a igreja lhe oferece, pois, o caminho com Cristo oferece isto.
Não deixemos de considerar as armadilhas do diabo para com a Igreja de Cristo: dividir e enfraquecer. Estejamos em unidade. Firmes e fortes esperando a promessa que nos foi feita desde o princípio. "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém".
Deus te abençoe!

Comments